Leis que valorizam servidores do Executivo são aprovadas por unanimidade na Câmara

13/03/2020

A Câmara Municipal de São Vicente discutiu nesta quinta-feira (12) importantes temas para o funcionalismo público municipal. Em votações ordinária e extraordinária, os vereadores aprovaram por unanimidade o reajuste de 4,48% aos profissionais do Executivo, o Projeto de Lei Complementar (PLC) Nº 8/20.

A notícia mais comemorada da noite, porém, foi a aprovação do PLC Nº 7/20, que readequa alguns cargos na estrutura administrativa do Município. A partir de agora, auxiliares de enfermagem, assistentes administrativos, auxiliares administrativos e auxiliares de saúde bucal do Município terão suas letras de referência na carreira pública alteradas.

Cerca de 1,1 mil servidores municipais dessas categorias foram beneficiados com o PLC. Parte desses trabalhadores acompanhou a sessão, aplaudindo e comemorando a decisão da Câmara vicentina. O movimento teve participação direta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente (Sindserv-SV), que vinha debatendo as propostas com o Executivo e com o Legislativo.

Para Danielle Rabelo, auxiliar administrativa do Município, a decisão foi o reconhecimento de um trabalho que começou há mais de dois anos. "É uma pauta plural, uma conquista histórica para o sindicato e para a classe trabalhadora do Município. Mas a nossa intenção é continuar lutando pela valorização de um plano de cargos e carreiras".

A auxiliar de enfermagem e dirigente sindical Rita Bulhões também celebra a decisão. "Essa campanha de valorização do trabalhador não começou agora e nem foi feita aleatoriamente. Nosso pensamento era não ficar apenas restrito à questão financeira, mas que falássemos de uma valorização de cargos e carreiras. Vamos seguir com essa luta".

Servidores da saúde bucal estavam entre os mais animados. Afinal, ingressaram entre os beneficiados com a readequação da letra apenas na última hora. "A gente ia ficar para trás, começando uma nova luta, sozinhos. Mas nos mobilizamos na raça e tivemos essa grande notícia", comenta Jaqueline Aparecida Gonçalves dos Santos, auxiliar de saúde bucal.

Reajuste - O reajuste de 4,48% no Salário Base e Abono Lei 441 e Proventos dos inativos e pensionistas do Município é retroativo a fevereiro. O mesmo vale para o aumento da cesta básica, na ordem de R$ 40 para todo o funcionalismo.

Além disso, em agosto está prevista uma recuperação salarial de até 1,5% no salário-base e abono, se os gastos do Município estiverem dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ficou assegurado ainda que o Poder Público e o Sindserv-SV atuarão na construção de um plano de carreiras e tabelas salariais.