top of page

Selo Comemorativo

Detalhes Técnicos
Edital N.º 14

Desenho: Ivan Wasth Rodrigues
Processo de Impressão: Offset
Papel: Couchê fosforescente gomado

Folha: 35 selos
Emissão: 17,00 - 1.500.000
Picotagem: 11½
Dimensões do selo: 33 x 33mm
Dimensões do picote: 38 x 38mm
Data da emissão: ver no carimbo
Impressão: Casa da Moeda do Brasil
Data do recolhimento: 31 de dezembro de 1983

ENVELOPE DE 1º DIA

Tiragem: 29.400

Os pedidos devem ser endereçados à Divisão Central Filatética, Edifício-Sede - ECT - SBN - Conjunto 3 - Bloco A - 20º. andar - 70002 - Brasília-DF, anexando um cheque báncario em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

DADOS SOBRE O ARTISTA

Ivan Wasth Rodrigues nasceu em 1927 na cidade de São Paulo. Teve aprendizagem e orientação artística nos "ateliers" de Cid Affonso Rodrigues, José Wasth Rodrigues, Vittorio Gobbis e na Escola de Belas-Artes de São Paulo. Iniciou-se profissionalmente em Artes Gráficas na Cia. Melhoramentos de São Paulo onde ilustrou seus primeiros livros. Transfere-se para o Rio de Janeiro em 1946, iniciando-se em desenho publicitário no Departamento congênere da Mesbla S/A. No campo editorial, fez ilustracões, histórias em quadrinhos, pesquisa para ilustração de assuntos históricos e orientação para iconográfia histórico-didática. Participou de exposições nos Museus de Arte Moderna do Rio (1975) e de São Paulo (1969, 1977 e 1978), além de realizar no Museu da Imagem e do Som, em 1978, uma palestra sobre indumentária. Atualmente, exerce sua atividade artística como autônomo, para entidades oficiais e particulares.

DADOS SOBRE O SELO

A cena que apresenta Martim Afonso de Souza lendo o documento que dava foros de Vila a São Vicente foi reconstituída através da pesquisa histórica. Nela são de especial relevância três elementos: o Pelourinho, símbolo da autoridade e da justiça; o altar volante onde o padre celebrava a missa e abençoava o Pelourinho e a mesa onde o oficial de justiça lavrava a ata da solenidade, sendo, na mesma ocasião, escolhidos os principais cargos administrativos da nova vila.
bottom of page