Artista plástico vicentino recebe medalha por projeto ambiental

Lágrimas, gratidão e consciência ambiental. Esses foram os elementos especiais da sessão solene em homenagem a Valter Roberto da Costa Aguiar, realizada na Câmara Municipal de São Vicente, nesta quinta (12). Valtinho, como é conhecido, recebeu do legislativo a medalha de Medalha de Mérito Ambientalista devido ao projeto Do Lixo ao Luxo, desenvolvido no Ecoponto do Jardim Rio Branco. A homenagem foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal e publicada pelo Decreto-Legislativo n.º 33/18. Servidor público da Subprefeitura da Área Continental, Valtinho protagoniza um projeto que reutiliza materiais descartados, transformando-os em móveis, utensílios e obras de arte. Para a homenagem desta quinta, a Câmara se transformou numa mostra de exposições, com diversas peças espalhadas pelas dependências da Casa. Vereadores, secretários municipais e servidores públicos - especialmente da Subprefeitura - estiveram presentes na sessão solene. Uma mobilização que emocionou o homenageado. "Esse trabalho não é meu. É de todos os servidores da Subprefeitura. É uma homenagem que deveria ser estendida a todos aqueles que lutam contra o descarte irregular de entulho. Essa medalha é do trabalhador que entra nas tubulações para tirar lixo das nossas galerias. Eu não sou melhor. Essa medalha é de todos os servidores da Cidade de São Vicente", discursou, arrancando aplausos da plateia. O vereador Castelinho, autor da propositura que resultou na homenagem, também lembrou da atuação de Valtinho na conscientização do descarte correto de lixo, já que o homenageado tem sido frequentemente convidado para falar sobre o projeto. "São Vicente há tempos luta contra o descarte irregular. Por isso, a história de Valtinho serve de inspiração. É um exemplo de dedicação, esforço e consciência ambiental". Histórico - Valtinho é funcionário público municipal há 10 anos. Casado e pai de dois filhos, ele é morador do Jardim Rio Branco. Em 2017, ao cobrir férias no ecoponto localizado ao lado da Subprefeitura, ficou surpreso com quantidade de materiais descartados e sugeriu o reaproveitamento dos mesmos. De pronto, começou a desenvolver lixeiras ecológicas a partir de pneus velhos. Depois, vieram bancos, poltronas, brinquedos, mesa, moto e até um tanque de guerra. Valtinho passou a ser presença constante em palestras na rede municipal de ensino, sempre alertando as crianças e adolescentes sobre a importância do descarte correto do lixo e apresentando ideias práticas de reciclagem. O projeto iniciado por Valtinho passou a ser conhecido como "Do Lixo ao Luxo", tornando-se referência na Cidade e motivando, inclusive, reportagens na mídia regional.