Câmara faz homenagem a servidor público que transforma lixo em arte

O servidor público municipal Valter Roberto da Costa Aguiar será homenageado pela Câmara Municipal de São Vicente com a Medalha de Mérito Ambientalista nesta quinta (12), às 20h. Há dois anos, Valtinho, como é conhecido, tem se especializado em transformar o lixo em arte, reciclando materiais descartáveis e transformando-os em peças decorativas ou de utilidade.

Seu talento ficou conhecido e suas obras estão espalhadas em diversos equipamentos públicos da Cidade, o que motivou a homenagem, concedida por meio do Decreto-Legislativo n.º 33/18. O projeto que motivou a homenagem foi apresentado pelo vereador Castelinho e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.

A entrega da medalha ocorrerá em sessão solene, realizada após a sessão ordinária. Como parte da homenagem, diversas obras de Valtinho estão em exposição na sede do legislativo vicentino e podem ser observadas pela população.

Histórico - Valtinho é funcionário público municipal há 10 anos. Casado e pai de dois filhos, ele é morador do Jardim Rio Branco. Em 2017, ao cobrir férias no ecoponto localizado ao lado da Subprefeitura, ficou surpreso com quantidade de materiais descartados e sugeriu o reaproveitamento dos mesmos.

De pronto, começou a desenvolver lixeiras ecológicas a partir de pneus velhos. Depois, vieram bancos, poltronas, brinquedos, mesa, moto e até um tanque de guerra.

Valtinho passou a ser presença constante em palestras na rede municipal de ensino, sempre alertando as crianças e adolescentes sobre a importância do descarte correto do lixo e apresentando ideias práticas de reciclagem.

O projeto iniciado por Valtinho passou a ser conhecido como "Do Lixo ao Luxo", tornando-se referência na Cidade e motivando, inclusive, reportagens na mídia regional.