Promotor de Justiça Fernando Akaoui recebe título de cidadão vicentino

31/08/2019

“Estou vendo a minha vida neste plenário. Vejo aqui amigos que venho arrecadando desde a infância. Agradeço a todos. Agradeço à minha família. E agradeço a São Vicente por tudo. O meu amor por essa Cidade não tem fim”. Com essas palavras, o promotor de Justiça Fernando Akaoui agradeceu emocionado o título de cidadão vicentino, outorgado a ele pela Câmara Municipal por meio do Decreto Legislativo Nº 3/19.

A sessão solene de entrega da honraria foi realizada nesta sexta (30). Centenas de pessoas, entre amigos e familiares, estiveram presentes na solenidade, conduzida pelo vice-presidente da Casa, Alfredo Moura. Também participaram da homenagem os vereadores Roberto Rocha (autor da propositura), Gil do Conselho e Sargento Barreto, que está licenciado do cargo.

A mesa diretiva do evento foi composta ainda pela secretária municipal de Assuntos Jurídicos, Bernadete Bacellar, e pelo subprocurador geral de Justiça, Wallace Paiva Martins. Akaoui é professor titular e coordenador pedagógico da Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

A homenagem, no entanto, se deu por sua atuação como procurador de Justiça de São Vicente, no período de 1998 a 2013. Na Comarca, destacou-se pelos trabalhos na área ambiental e na proteção dos direitos das pessoas idosas.

Em seu discurso, Roberto Rocha lembrou um pouco da trajetória de Akaoui e justificou a homenagem. “Em todos os anos que esteve em nossa cidade, ele demonstrou inequivocamente, que colocava sua inteligência e sensibilidade a serviço da defesa dos interesses das nobres causas pelas quais trabalhou”.

Durante o agradecimento pessoal, o homenageado lembrou que sua relação com a Cidade vem da infância, muito antes de sua atuação profissional no judiciário. “Agora, posso definitivamente chamar os vicentinos de irmãos. Isso é uma grande marca na minha trajetória”.

Histórico - Fernando Reverendo Viciai Akaoui é natural de Santos, filho de Salim Akaoui e Maria Regina Reverendo Viciai Akaoui. Casado com a advogada Ana Karina Rodrigues Pucci Akaoui, é pai de três filhos: Fernanda, Nathalia e Victor.

Além das atuações no Ministério Público Estadual e na vida acadêmica da região, ele também passou pela presidência da Associação dos Amigos da Pinacoteca Benedito Calixto, do Clube SirioLibanês de Santos, foi vice-presidente do Instituto O Direito por um Planeta Verde, além de conselheiro eleito do Santos Futebol Clube e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).