Prefeita e presidente da Câmara de Naha recebem título de cidadãos vicentinos

A língua nipônica invadiu a Câmara de São Vicente na tarde dessa quinta-feira (2). A comitiva japonesa que visita a Cidade participou de uma sessão solene em que a prefeita de Naha, Mikiko Shiroma, e o presidente da Câmara do mesmo município, Shunei Onaga, foram homenageados com a entrega de títulos de cidadãos vicentinos. A comitiva está em visita ao Município em celebração aos 40 anos da assinatura de convênio de cidades irmãs entre São Vicente e Naha. Além dos dois homenageados, outras nove pessoas integram a equipe japonesa em solo brasileiro. A sessão solene contou com a presença dos vereadores vicentinos; da professora Lúcia França, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, o (Fussesp); do prefeito Pedro Gouvêa e sua esposa, Andréia Gouvêa; secretários municipais; autoridades militares; e do ex-prefeito de São Vicente, Koyu Iha, responsável pela assinatura do convênio, em 1978. Antes do evento, o presidente da Câmara, Wilson Cardoso, o vereador Alfredo Moura – autor do projeto de lei que concedeu a honraria a Mikiko Shiroma e Shunei Onaga – e os demais parlamentares locais saudaram a comitiva em uma reunião na sala da presidência. “É uma honra poder abrir as portas da primeira Câmara das Américas para essa comitiva. Agora, essa casa também é de vocês”, disse Cardoso. A sessão solene foi marcada pela alegria. A irmandade entre as duas cidades foi reiterada em vários momentos, como no discurso descontraído de Shunei Onaga, que ensaiou palavras em português. “Em nome dos 320 mil cidadãos de Naha, gostaria de demonstrar o profundo agradecimento. Desejo o desenvolvimento de São Vicente e o contínuo sucesso de todos”. Shunei Onaga também discursou, celebrando o Brasil como uma terra que abre as portas para os imigrantes. “Quero expressar a minha profunda gratidão ao prefeito, ao presidente da Câmara, aos vereadores e a todos os cidadãos. Com essa condecoração, transmito ao povo de Naha o quanto essa viagem é inesquecível, porque fortalece ainda mais os laços”. O prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, lembrou que em maio esteve em Naha com uma comitiva vicentina. A recepção calorosa, segundo ele, foi surpreendente. “Temos muito a aprender com vocês. O respeito aos mais velhos, a ética, a disciplina e tantas outras coisas”. História - Assinado em agosto de 1978, o convênio entre São Vicente e Naha estreitou os laços entre as duas cidades. Devido às características em comum, como clima e a população, elas receberam o título de cidades-irmãs.