Nota de falecimento - Renato Caruso

Ex-presidente da Câmara de São Vicente, Renato Caruso morre aos 58 anos Um dos principais nomes da política vicentina nas últimas décadas morreu nesta segunda-feira (2), aos 58 anos. Ex-presidente da Câmara Municipal, Renato Caruso faleceu de insuficiência cardiorrespiratória pela manhã, após travar uma longa batalha pela vida. O velório do ex-vereador será na sede do Legislativo vicentino (Jacob Emmerich, 1.195), a partir das 19h. Já o sepultamento ocorrerá amanhã (3), às 11h, no Memorial Vicentino (Largo da Saudade, 100). Paciente renal crônico e diabético, o político foi encontrado morto em sua casa, no Gonzaguinha. Em respeito à personalidade e ao luto da família, as bandeiras da Câmara estão a meio mastro, atendendo ao luto oficial de três dias estabelecido pelo Executivo municipal. “Ele era uma das principais referências da política vicentina. Perdemos um homem honrado, habilidoso, sonhador e, acima de tudo, apaixonado pela Cidade. Sua atuação, seja como vereador, secretário ou na articulação política, foi determinante ao longo das últimas décadas", lamentou o presidente da Câmara Municipal, Wilson Cardoso. Caruso foi eleito vereador pelo PT em 1982, obtendo 1.573 votos. Ocupou os cargos de vice-presidente e 2º secretário da Câmara Municipal logo em seu primeiro mandato (1983-1988). Na disputa pela reeleição, foi o mais votado no Município, obtendo 1.256 votos. Reeleito em 1992, afastou-se da Casa para comandar a Secretaria de Cultura e Esportes do governo do então prefeito Luiz Carlos Luca Pedro, em 1993. Em 1994, trocou de partido, indo para o PSB – onde permaneceu o resto da vida. Já no quarto mandato, foi presidente da Câmara Municipal e líder do governo do então prefeito Márcio França. Nos anos seguintes, voltou a ocupar cargos no Executivo, passando pela Secretaria de Administrações Regionais, diretoria de Serviços Urbanos, Planejamento, Secretaria de Relações Governamentais e Secretaria de Cultura. Nos últimos anos, Renato Caruso se dedicou à organização partidária e à articulação política. Santista de nascimento, o ex-presidente da Câmara foi homenageado em outubro passado com o título de Cidadão Vicentino, em uma cerimônia que reuniu centenas de pessoas e representantes de diversas siglas partidárias.