Eleições para o conselho tutelar serão no domingo (6)

A população vicentina escolherá no próximo domingo (6) os dez conselheiros tutelares que atuarão no Município de 2020 a 2023. O voto é facultativo, mas a comissão organizadora do processo projeta que essa será uma das maiores eleições do tipo já realizadas no Município.

Acostumada a grandes eventos democráticos, a Câmara Municipal de São Vicente abrigará a apuração dos votos, a partir das 18h de domingo. Além disso, o resultado da eleição será disponibilizado no site do legislativo assim que for oficializado, contribuindo com a divulgação e transparência do certame.

Quem pode participar - Este ano, 35 candidatos estão habilitados para a eleição (a relação completa está no final deste texto). Podem votar os munícipes cujo domicílio eleitoral é São Vicente, desde que o título eleitoral tenha sido emitido até o dia 11 de julho deste ano.

Cada eleitor poderá escolher até dois candidatos. Para isso, basta comparecer ao local de votação com documento de identificação com foto e o título de eleitor (Confira aqui os locais de votação).

Os dez mais votados serão eleitos, sendo cinco para atuação na Área Continental e cinco para a região insular. A eleição também definirá os 10 suplentes. A posse será em janeiro. A função do conselheiro é zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do Poder Público, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e de entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias. Confira a lista dos candidatos, por ordem alfabética: