Câmara faz homenagem a servidor público que transforma lixo em arte

11/09/2019

 

 

O servidor público municipal Valter Roberto da Costa Aguiar será homenageado pela Câmara Municipal de São Vicente com a Medalha de Mérito Ambientalista nesta quinta (12), às 20h. Há dois anos, Valtinho, como é conhecido, tem se especializado em transformar o lixo em arte, reciclando materiais descartáveis e transformando-os em peças decorativas ou de utilidade.

 

Seu talento ficou conhecido e suas obras estão espalhadas em diversos equipamentos públicos da Cidade, o que motivou a homenagem, concedida por meio do Decreto-Legislativo n.º 33/18. O projeto que motivou a homenagem foi apresentado pelo vereador Castelinho e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.

 

A entrega da medalha ocorrerá em sessão solene, realizada após a sessão ordinária. Como parte da homenagem, diversas obras de Valtinho estão em exposição na sede do legislativo vicentino e podem ser observadas pela população. 

 

Histórico - Valtinho é funcionário público municipal há 10 anos. Casado e pai de dois filhos, ele é morador do Jardim Rio Branco. Em 2017, ao cobrir férias no ecoponto localizado ao lado da Subprefeitura, ficou surpreso com quantidade de materiais descartados e sugeriu o reaproveitamento dos mesmos. 

 

De pronto, começou a desenvolver lixeiras ecológicas a partir de pneus velhos. Depois, vieram bancos, poltronas, brinquedos, mesa, moto e até um tanque de guerra.

 

Valtinho passou a ser presença constante em palestras na rede municipal de ensino, sempre alertando as crianças e adolescentes sobre a importância do descarte correto do lixo e apresentando ideias práticas de reciclagem.

 

O projeto iniciado por Valtinho passou a ser conhecido como "Do Lixo ao Luxo", tornando-se referência na Cidade e motivando, inclusive, reportagens na mídia regional.

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

February 21, 2020

February 17, 2020

February 13, 2020

Please reload

Arquivo