SV registra superávit no primeiro quadrimestre de 2019

31/05/2019

São Vicente registrou um superávit orçamentário de R$ 79,2 milhões no primeiro quadrimestre do ano. Apesar disso, o endividamento da Cidade segue alto, acima de R$ 441 milhões. Estas e outras informações sobre as finanças do Município foram apresentadas à população em audiência pública realizada nesta sexta-feira (31), no Plenarinho da Câmara Municipal.

Nos quatro primeiros meses de 2019, a Administração arrecadou R$ 367,2 milhões, enquanto as despesas ficaram na casa dos R$ 287,9 milhões. Os valores citados incluem, além da Prefeitura, a Câmara, o Instituto de Previdência e a Caixa de Saúde.

Confira a apresentação completa clicando aqui.

Técnicos da Secretaria da Fazenda (Sefaz) foram os responsáveis por apresentar os dados. Os vereadores Jabá Ferreira (PSDB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara; Dercinho, o Negão do Caminhão (MDB); e Jatobá (Patri) participaram da audiência, convocada pela Casa.

Segundo a Prefeitura, o Município gastou 51,36% de suas receitas com o funcionalismo, abaixo dos 54% toleráveis pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mas ainda acima dos 51,3% desejáveis no limite prudencial.

Assunto inevitável na audiência foi a dissolução e a consolidação da Codesavi. A Prefeitura informou que realiza estudos para fazer a transição dos funcionários da empresa, cujo custo aproximado deve ficar próximo dos R$ 3,5 milhões. Conforme os técnicos, esse acréscimo não fará os gastos com servidores ultrapassar o limite legal com folha de pagamento.

A Administração também analisa o impacto do pagamento das dívidas da companhia, e deve concluir um relatório completo sobre a Codesavi até o final de junho.