Ex-vereador Diogo Batista morre aos 41 anos

O ex-vereador vicentino Diogo Batista Angelin faleceu na manhã desta quarta-feira (17), vítima de acidente de trânsito. Diogo Batista, como era conhecido no meio político, tinha 41 anos. O velório será realizado na Câmara Municipal, na quinta-feira (18), das 8h às 18h. Já o sepultamento será no Cemitério Metropolitano de São Vicente, às 18h30. As raízes do ex-vereador sempre estiveram fincadas na Cidade. Vicentino de nascimento, Diogo cresceu nas ruas da Vila Jóquei Clube. Desse período, adquiriu uma paixão incomum por cavalos. Estudou na mais tradicional escola da região, a EE Armando Vitório Bei. Ali, no mesmo bairro, iniciou sua trajetória profissional, tornando-se comerciante. Também era formado em Direito e membro da Igreja Presbiteriana. Interessou-se pela política, principalmente por influência do tio, o ex-deputado estadual e ex-presidente da Câmara, Luciano Batista. Candidatou-se pela primeira vez a vereador em 2008, pelo PP, tendo sido eleito, com 3.499 votos. Quatro anos depois, alcançou a reeleição, pelo PTB, ampliando sua votação (2.223). Nesta legislatura, aliás, foi segundo secretário da Mesa Diretora da Casa, no biênio 2015-2016. Já em 2016, ainda na legenda, não conseguiu um novo mandato, mesmo sendo o mais votado do PTB. Sua atuação na Câmara Municipal foi marcada por projetos de proteção e incentivo à melhor idade. Também é de sua autoria o Programa Calçada Limpa e a lei que obriga sachês individuais nos estabelecimentos comerciais. Ocupou a presidência da Comissão Especial de Inquérito (CEI) entre 2015 e 2016, cobrando transparência nas contas da Codesavi e lutou pelo fim das demissões na empresa, bem como pelo pagamento dos direitos dos trabalhadores. Também apresentou o projeto que voltou a conceder isenção do estacionamento regulamentado para veículos com placa de São Vicente. Após as eleições 2016, não pretendia voltar a concorrer a cargos públicos. Ao lado da esposa, abriu um restaurante. Deixou também seis filhas. Em virtude do óbito, a Prefeitura de São Vicente decretou luto oficial de três dias. A Câmara Municipal de São Vicente manifesta condolências aos familiares e amigos do político.