Ex-vereador vicentino, Francisco Neto morre aos 63 anos

01/03/2019

O ex-vereador Francisco Dias da Cruz Neto faleceu no fim da noite desta quinta-feira (28), em São Paulo, em decorrência de um câncer. Francisco Neto, como era conhecido na política, era vicentino e tinha 63 anos. O velório ocorre no Plenário da Câmara e o sepultamento será às 17h, no Cemitério Municipal de São Vicente.

Metalúrgico, Neto sempre foi ligado ao PT, sendo eleito vereador em 1988, no primeiro pleito que disputou, graças à sua atuação com o movimento católico. Na Câmara, lutou contra o monopólio transporte público e ficou conhecido pela atuação enfática nas denúncias de descarte ilegal de pó-da-China na região do Quarentenário. Sua atuação também foi marcada pela luta contra os alagamentos e pela pavimentação da Cidade Náutica e da Vila Fátima.

Reeleito em 1992, foi primeiro-secretário da Casa na gestão de Renato Caruso e também atuou no Executivo, como secretário de planejamento, nos anos de 1995 e 1996. No Executivo, deu início ao projeto de urbanização da Praia do Itararé e desenvolveu o 2º Caderno de Caracterização do Município.

Após a atuação local, Neto seguiu para Brasília, acompanhando Aloizio Mercadante em seus mandatos de deputado federal, senador ministro de Ciência e Tecnologia, tornando-se uma espécie de interlocutor regional em Brasília. Após deixar o ministério, Neto tornou-se chefe de gabinete do deputado federal Vicente Cândido.

Ele deixa viúva e dois filhos. A macrorregional do PT, onde era dirigente, emitiu nota de pesar na manhã desta sexta (1º). Já a Prefeitura, decretou luto oficial de três dias.

Em decorrência do falecimento, a sessão especial de prestação de contas do Executivo, marcada inicialmente para às 13h30 de hoje, foi adiada. Dessa forma, o prefeito Pedro Gouvêa comparecerá à Câmara na próxima quinta-feira (7), às 15h para falar sobre as diretrizes do governo, planejamento e aplicação de recursos.